Plano Mococa 2050 debate a Educação em Audiência Pública

Plano Mococa 2050 debate a Educação em Audiência Pública

Na noite desta quinta- feira, dia 13 de junho foi realizada no Teatro da Escola Estadual Integral Oscar Villares, a terceira Audiência Pública do Plano Mococa 2050.

Desta vez o tema foi o empreendedorismo dentro da Educação e o debate contou com a presença de representantes  do setor como professores, coordenadores e diretores de escolas públicas, municipais e particulares.

A proposta do encontro foi levantar propostas e sugestões para desenvolver estratégias empreendedoras que fortalecerão a educação em Mococa, visto que o setor atua como uma ferramenta de transformação dentro da sociedade em diferentes esferas com impactos positivos principalmente nas relações social, politica e econômica.

Durante a reunião foram apresentadas pesquisas realizadas pelo Plano Mococa 2050 que levantaram através de amostras de dados como a relação da qualificação de mão de obra com a empregabilidade e o número de jovens na região com potencial de estudos em instituições de ensino de Mococa.

Segundo a coordenadora do Plano Mococa 2050, Amélia Queiróz, hoje existem jovens  que atuam em grandes empresas em outras cidades e que se qualificaram em Mococa.

“ Precisamos ir até estas empresas que empregam nossos jovens para trazê-las para Mococa apresentando os benefícios que a cidade possui como a mão de obra qualificada, a segurança e outras oportunidades de negócios”, justificou Amélia.

Educadores com anos de experiência em sala de aula apresentaram propostas para articular ações, uma delas foi o fortalecimento da relação entre escolas com o poder público, as indústrias e a agricultura visto que os dois últimos citados, são setores que geram empregos no município.

Também foi apontada a necessidade da centralização de informações da Educação em Mococa em um banco de dados com acesso a visão geral do setor, recurso que possibilita maior rendimento no desempenho das instituições no desenvolvimento de planejamentos estratégicos para atender as demandas educacionais da cidade.

“ A educação é um agente de transformação da sociedade, fortalecendo este setor também vamos fortalecer nosso comércio e indústria que impulsionam a economia da cidade, gerando oportunidades de novos negócios”, reforçou Mauricio Masili, Presidente da ACI Mococa.