Após realizar diversas ações em busca de conhecer a realidade e o potencial de diferentes áreas para traçar estratégias que visam o crescimento econômico da cidade, o Plano Mococa 2050, um projeto da Associação Comercial e Industrial que almeja impulsionar o desenvolvimento do município transformando Mococa em uma liderança regional, deu inicio a uma nova etapa: as audiências públicas.
Durante as próximas semanas, a população será convocada para debater diferentes temas com o objetivo de gerar negócios, entre as áreas estão o comércio, indústria, educação, turismo e o assunto que entrou em cena na noite desta quinta-feira, dia 30 de maio, saúde.
Realizado no teatro da Escola Estadual Oscar Vilares, o encontro que busca fomentar o empreendedorismo na saúde, reuniu líderes comunitários, empresários, profissionais e representantes da saúde do município, membros do poder legislativo e coordenadores do Plano Mococa 2050.
A audiência pública foi aberta com uma apresentação da prévia do diagnóstico do Plano Mococa 2050 que destacou dados sobre o setor levantados através de pesquisas junto as unidades de saúde entre elas Santa Casa, Unimed e prefeitura municipal.
A população presente pode conferir informações sobre as demandas de atendimento médico do município, levantamentos de especialidades de profissionais existentes, taxas de mortalidade, bem como a funcionalidade do atendimento SUS.
Após a mostra, os participantes da audiência pública se reuniram em grupos para debater as informações apresentadas e a partir desta ação compartilharam sugestões e alternativas para solucionar os principais problemas do setor em Mococa.
Foram indicadas propostas como a implantação de um hospital escola, recurso que aumentaria o número de atendimentos principalmente cirúrgicos, tendo em vista que segundo representantes da saúde pública a Santa Casa possui estrutura física para este feito, ampliação do credenciamento dos planos de saúde e ações de incentivo para a área odontológica.
Todas as indicações foram documentadas e farão parte da construção do Plano Mococa 2050, um trabalho que vai nortear o futuro da cidade.
A próxima audiência pública acontece no dia 06 de junho às 19h também no teatro da Escola Estadual Oscar Vilares e irá debater o tema Indústria, a meta é levantar ideias para incentivar o empreendedorismo neste setor, gerando novas oportunidades para Mococa.
“A saúde é um setor que para funcionar corretamente exige um planejamento pois a demanda de atendimento é grande e quando os recursos são mau geridos quem sente é a população. O objetivo desta audiência do Plano Mococa 2050 é levantar junto a comunidade, soluções empreendedoras para o setor”, ressalta Mauricio Masili, Presidente da ACI Mococa.