Marisa Contreras é empresária do setor cafeeiro, Ana Cecilia Pezzi, uma líder em franquias e Rosana Marques, a força do Associativismo. Estas três mulheres protagonistas de diferentes histórias de sucesso dentro do empreendedorismo se reuniram em um evento que fez do Teatro Municipal de Mococa um palco de oportunidades, o “Mulheres em Cena”.
Mediado por Thalita Medeiros, consultora de negócios do Sebrae, o encontro foi promovido pelo Plano Mococa 2050 da Associação Comercial e Industrial com o objetivo de homenagear o mês das mulheres .
Durante a palestra que contou também com a presença do público masculino, as convidadas compartilharam experiências em um bate papo que resgatou os primeiros passos, desafios e conquistas de cada uma dentro do empreendedorismo.
Ana Cecilia lembrou que iniciou a empreitada no mundo das franquias aos 19 anos de idade através do incentivo do pai que também é empreendedor em Poços de Caldas, Minas Gerais e o desafio de empreender em sua primeira franquia. Ela destacou que o sucesso é resultado de parcerias que acreditam no potencial de uma empresa, por isso é preciso investir na valorização dos colaboradores.
“Eu tenho comigo que o conhecimento só é válido se é compartilhado, ele se torna muito mais valioso quando eu consigo passar para outras pessoas”, justifica Ana Cecília empolgada com o encontro.
Uma mulher que transformou o papel da mulher no campo, Marisa Contreras, contou como foi trocar as farmácias pelo agronegócio em Areado, Minas Gerais, setor onde se tornou uma referência liderando projetos que fortalecem a figura feminina dentro do empreendedorismo rural.
"Nós (mulheres) não queremos igualdade de gênero, nós queremos igualdade de oportunidades e equidade de gênero", reforçou a produtora rural destacando que a mulher muitas vezes faz o trabalho melhor que os homens, pois a força é uma característica da figura feminina, entretanto ela precisa se qualificar dez vezes mais para ter reconhecimento.
Poder este que a fundadora da Ouseuse, uma confecção de Moda íntima, revelou em seu depoimento. Rosana Marques trouxe detalhes de como construiu um legado que foi fundamental para o desenvolvimento econômico de cidade de Juruaia, hoje um polo na confecção de lingeries.
“ Nós mulheres sempre estamos em cena, precisamos acreditar muito em nós mesmas porque ser mulher é uma missão. Desempenhamos tantos papéis e em cada um deles um desafio diferente que nos possibilita as conquistas ”, comenta Rosana que defende a bandeira do associativismo.
E a noite reservou muitas surpresas, além da oportunidade de compartilhar a experiência de três empreendedoras, quem participou da palestra pode conferir um desfile de moda especial com as tendências da marca Ouseuse e Morana, com direito a brindes exclusivos.
“ Estas são histórias foram escolhidas a dedo, são histórias que inspiram e quando nós falamos de inspirar é algo que vem de dentro da pessoa. E quando isso acontece, barreiras se rompem abrindo as portas para novas oportunidades”, destacou Mauricio Masili, Presidente da ACI Mococa.