A demanda da mão de obra, incorporação de novas tecnologias e variações na produtividade das culturas entraram em pauta em mais um encontro do núcleo de Agricultura do Plano Mococa 2050.
O objetivo da reunião que aconteceu no dia 11 de fevereiro, foi entender as metodologias usadas pelos órgãos que representam o setor dentro das atividades rurais e conhecer os exemplos positivos das estratégias aplicadas.
Desta vez, além da APTA e da Fatec, o encontro que buscou promover uma troca de experiências contou com a participação de Reinaldo César Ramires da Associação de Produtores Rurais de São João da Boa Vista, Claudinei Minuggi, Presidente da Coopardense de São José do Rio Pardo, Ulisses Ferreira de Oliveira – Diretor de Desenvolvimento da Prefeitura de Botelhos, Jocimar A. Galdino, Representante da Aprumo Mococa, Cláudio D'Angiero Filho, Consultor do SEBRAE-SP e Daniel Bruno Beluti, da Casa da Agricultura de Mococa, entre outros convidados do setor.
Durante a reunião, os representantes das entidades apresentaram os desafios do setor.
De acordo com estes profissionais, o produtor rural enfrenta dificuldades para fazer negócios com o município onde produz sendo então necessário muitas vezes negociar a venda da produção em outras regiões.
Uma das situações apontadas pela Associação de Produtores Rurais de Mococa foi o tamanho da produção que não corresponde com a demanda do mercado, como exemplo foi citado a merenda escolar, que é composta por alimentos produzidos na cidade, entretanto ainda é necessária a complementação, pois faltam produtos para a compra.
Foi então apontada à necessidade de conhecer a realidade deste setor para assim fazer um mapeamento que possibilita o desenvolvimento de estratégias como preços competitivos, aumento da produção, qualidade, entre outros atrativos que poderão corresponder com as expectativas do mercado criando um núcleo de compras, iniciativa que conta com a parceria do Sebrae-SP.
O diagnóstico apresentado será analisado pelo Plano Mococa 2050, que deverá descrever ações que fomentem e proporcionem desenvolvimento ao setor.