Uma senhora com um abraço do tamanho do mundo que recepcionava sua clientela a moda antiga, com o café de coador de pano e muita prosa.
E foi com este jeitinho simples que Diva Trindade Fernandes, carinhosamente chamada de Dona Diva, conquistou o paladar de Mococa, região e mais: do mundo!
Mocoquense, a Dona Diva doceira dedicou mais de 65 anos a arte de adoçar a vida das pessoas com seus doces cristalizados. Foi na beira de um fogão de lenha, junto a enormes e pesados tachos de cobre que ela construiu fama com suas receitas tradicionais.
Abóbora, abacaxi, figo, batata doce, limão, melancia, cidra, goiabada e tantas outras versões em compotas ou pedaços açucarados que de tão famosos, chegaram ser notícia em jornais como A Folha de São Paulo.
Quem passava por aqui sempre levava para casa como lembrança, uma caixinha com este sabor exclusivo de Mococa, que esta doceira de mão cheia fez questão de ensinar as companheiras de cozinha, os segredos que deixaram tantas memórias saborosas.
Dona Diva faleceu aos 82 anos em janeiro de 2015 sendo que trabalhou até o final de vida. Ela se foi, mas sua história permanece nos capítulos que descrevem a cultura de Mococa.