Lição do bem: artesã mocoquense estampa tradições indígenas em arte sustentável

Lição do bem: artesã mocoquense estampa tradições indígenas em arte sustentável

Sustentabilidade, uma palavra que ganha cada vez mais força dentro da rotina de uma sociedade liderada pela inovação.

E hoje a conscientização de que, precisamos reutilizar aquilo que cuja matéria prima já saiu da mãe natureza, mais uma vez é sinônimo de criatividade para uma mocoquense que buscou dentro das tradições indígenas, a arte que estampa esta missão.

Ivone Rigobello é arquiteta urbanista, designer e artesã e é no silêncio do seu ateliê, instalado em sua residência em Mococa, que ela traduz através do grafismo, a inspiração que ilustra um trabalho realizado há mais de duas décadas: a estamparia.

Com agulhas, linhas e tintas ela transforma manualmente, fibras naturais e lonas de caminhão, material que é reutilizado, em bolsas, tapetes, almofadas, painéis, jogos americanos.

São desenhos que tem história para contar, uma experiência que Ivone compartilhou através de um projeto realizado com índios das etnias Ofaiés e Guaranis, dentro da Aldeia Enodi, no Mato Grosso do Sul.

O colorido do trabalho produzido por esta talentosa artesã que também ministra cursos online, ganha destaque dentro e fora do país como um regaste de tradições e é claro um caminho para o consumo sustentável.