Com o Teatro Municipal Pedro Ângelo Camin lotado, o encontro Eixo Temático reuniu mais de 400 pessoas, entre elas estudantes, empresários, educadores e representantes de instituições de ensino da cidade.
O evento que faz parte do Plano Mococa 2050, uma ação da Associação Comercial e Industrial de Mococa em parceria com o município e empresários locais que busca traçar estratégias para gerar emprego, aumentar a renda da população e assim fomentar o desenvolvimento social e econômico de Mococa, contou com o apoio do SEBRAE SP, da Prefeitura Municipal de Mococa e da IFSULMINAS.
Tendo como temática a Formação Empreendedora, o painel de debates foi mediado por Rafael Trefilho Paulucci e contou com a participação dos profissionais que dominam o cenário do empreendedorismo, Thiago Caproni Tavares e Roberto Sekiya.
Thiago Caproni Tavares, Cientista da Computação, Mestre e Doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional, Diretor Geral da IFSULMINAS, e também membro do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação. Durante o encontro, comentou sobre o perfil do profissional, economia colaborativa e compartilhada e destacou ainda que a economia no país pode crescer de três a quatro vezes mais se o brasileiro aprender com o cenário atual. “O empreendedor não espera, ele faz acontecer e aprende de várias formas”, comentou Thiago.
CEO, fundador da Causa Empreendedora, ex-Secretário da Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de São Paulo, Roberto Sekiya, também fez parte do debate com o conteúdo Formação Empreendedora e a Transformação Social. Apontou que hoje 25 milhões de brasileiros estão desempregados, deste número seis milhões são jovens que na maioria das vezes procuram a fonte de renda dentro do empreendedorismo. Entretanto, ele explica que a população precisa aprender a descobrir as oportunidades conhecendo os desafios do mercado. “Eu acredito no empreendedorismo como uma causa que pode transformar a realidade do país,” reforçou.
O mediador do debate, Rafael Trefilho Paulucci, que é Analista de Cultura Empreendedora do SEBRAE-SP, apresentou as possibilidades em diferentes setores que hoje estão em plena revolução, como agricultura, gestão de pessoas, educação, construção civil e saúde. Trefilho comentou ainda que “o profissional de hoje precisa entender as dificuldades e pensar nas soluções”.
Quem participou do Eixo Temático pôde ainda tirar dúvidas e apresentar diferentes abordagens, pois a palavra foi aberta ao público.
Além do debate, alunos de seis instituições de ensino da cidade, Fatec, Escola Técnica Francisco Garcia, Oscar Villares, Escola Técnica João Baptista de Lima Figueiredo, Funvic, Colégio Maria Imaculada, Dr. Carlos Lima Dias e Colégio Unigrau, realizaram uma exposição apresentando as ações que cada uma realiza no sentido de promover o Empreendedorismo nas escolas.
Segundo o presidente da ACI Mococa, Mauricio Masili, este é o primeiro de muitos passos que vão constituir o plano. De acordo com ele, “o empreendedorismo muda as bases da sociedade e pode ser definido de diferentes maneiras, sendo uma delas a de colocar as idéias em pé, em movimento.”
A ACI Mococa parabeniza a todos aqueles que abraçaram o projeto e estão dispostos a colocar as ideias em movimento. A proposta do Plano Mococa 2050 é justamente a de pensarmos Mococa hoje para ter uma cidade melhor no futuro.
Participe desta construção! Há que se pensar grande, para ser grande!