Campeonato de games movimenta salas de aula da Escola Estadual Oscar Villares

Campeonato de games movimenta salas de aula da Escola Estadual Oscar Villares

Se tiver tecnologia, tem jovem por trás ou dentro da história afinal para ele o mundo virtual oferece um espaço para expressão e descoberta. É ali dentro daquela tela que ele idealiza sonhos, expectativas e até mesmo frustrações.

E no que se diz respeito a rede mundial de computadores, os jovens tem dificuldade para entender que é preciso se comprometer com ações que acontecem online  e é por isso que é necessária uma orientação para identificar todas estas situações, inclusive a que pode reconhecer o potencial de cada um.

E foi pensando em explorar este contexto que o TransformAção, um projeto do Plano Mococa 2050 que almeja contribuir no processo de qualificação e inclusão social de estudantes do ensino público, realizou na tarde desta sexta feira, dia 30 de novembro um campeonato de Games na Escola Estadual Oscar Villares.

O evento aconteceu através de uma parceria com a Creative Sport, uma startup que promove campeonatos de games eletrônicos, empresa que é liderada por um grupo de jovens que já realizaram uma visita a escola em busca de falar sobre o empreendedorismo dentro do universo tecnológico já que o segmento é um grande atrativo para este público.

No primeiro encontro dois sócios da Creative estiveram na unidade de ensino, o estudante de publicidade José Fernandes Neto e Samuel Henrique que cursa administração e abordaram como é a ter o próprio negócio apontando desafios e caminhos para encarar o mercado dos jogos eletrônicos que cresce cada vez mais.

O desafio que garantiu medalhas e muita emoção aconteceu entre 45 alunos da Eletiva, aulas que fazem parte da rotina do ensino integral que possibilitam uma vivência prática de conteúdos diversificados que desenvolvem diferentes linguagens, verbal, matemática, gráfica e corporal proporcionando a expressão, comunicação de ideias, interpretação e incentivo a produções culturais.

“ Gostei muito do campeonato, quero participar também da próxima vez e quero que tenha mais jogos”, relatou o estudante Vítor já fazendo planos para garantir o primeiro lugar em uma próxima edição.

E a ideia foi mesmo um sucesso, a garotada ficou empolgada com a disputa que contou com várias partidas e muitos sorrisos.  A decisão não foi fácil, os jogadores entraram em cena preparados para a vitória, mas o grande prêmio mesmo foi a possibilidade de participar de um evento que já é uma febre lá fora e virou empreendimento para os idealizadores do campeonato.

 “Foi muito criativo! Eles pegaram um jogo que os amigos deles fizeram para trazer para nós jogarmos, muito legal esta ideia”, comentou Felipe, um dos muitos alunos entusiasmados com a novidade.

Este foi uma das inúmeras intervenções realizadas pelo Projeto TransformAção que no dia 06 de dezembro promove a formatura com entrega de certificados aos estudantes que participaram da iniciativa.

“Quando você investe em educação, você investe no futuro. São estas crianças e adolescentes que vão construir nossa sociedade e se nós estamos trabalhando por uma cidade melhor, precisamos nortear os caminhos destes jovens. Esta parceria com a escola possibilita que o estudante descubra o empreendedorismo e as alternativas para se desenvolver em diferentes aspectos, pois a educação é o caminho, ela é a ferramenta principal de transformação econômica e social”, destacou Mauricio Masili, presidente da ACI Mococa.