Em agosto deste ano, a ACI deu início a uma parceria com a escola estadual Oscar Villares em busca de levar o empreendedorismo para as salas de aula, uma iniciativa que faz parte do Plano Mococa 2050 que busca criar ferramentas para impulsionar o desenvolvimento sócio econômico do município.
O projeto foi desenvolvido dentro das aulas eletivas durante semanas e com diferentes abordagens, dentro da proposta desenvolvida com cerca de 40 alunos do 6º ao 8º ano, implantar o empreendedorismo como ferramenta de transformação social, foram realizadas várias intervenções como a participação de uma psicóloga, Marcela Baptistella dos Santos que trouxe temas como motivação, liderança, trabalho em equipe, comunicação, atitude e ética moral.
O objetivo do projeto é desenvolver a habilidade de empreender, por isso os estudantes também tiveram uma lição de como lidar com dinheiro através de uma palestra com Leucádia Giuntini, responsável pelo setor de SCPC da ACI.
E os alunos puderam conhecer de perto um exemplo de jovens que apostaram no próprio negócio e mais, ganham dinheiro se divertindo: a startup de jogos eletrônicos Creative Sports.
Durante o primeiro encontro, os empresários relataram para os alunos como foi embarcar no mundo dos games, os desafios e para a felicidade da garotada programaram um campeonato que aconteceu no final de novembro.
Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar o aprendizado em prática através do projeto 1 real, iniciativa onde a ACI Mococa disponibiliza este valor para que os jovens divididos em equipes possam desenvolver o empreendedorismo aumentando a receita.
Dentro desta proposta, os estudantes aprenderam a melhor maneira de vender, a importância do trabalho em equipe e os caminhos para gerar bons resultados.
O resultado deste trabalho foi apresentado na última quinta-feira (06/12) no teatro da Escola Oscar Villares durante a cerimônia de formatura, um dia que foi compartilhado por professores e familiares.
Além do certificado de participação, os alunos contaram com uma recepção especial realizada pela escola Oscar Villares em parceria com o micro-empresário Gilso Vieira, proprietário da Gilso Sorvetes, Tchê presentes e utilidades, Lambiscos e Irmãos a obra.
“Todos nós podemos ser empreendedores se formos preparados para isso e quando uma pessoa desenvolve o caminho do empreendedorismo ela consegue visualizar inúmeras oportunidades” Reforça Maurício Masili, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mococa.