A Cidade do Futuro: Plano Mococa 2050 inicia consulta pública

A Cidade do Futuro: Plano Mococa 2050 inicia consulta pública

O Plano Mococa 2050 é uma iniciativa da ACI Mococa e parceitos com vistas ao Desenvolvimento Social e Econômico do Município.

O projeto consiste em três fases (Diagnóstico, Consulta Pública e de Juventude e Redação do Plano Mococa 2050).

O diagnóstico permite analisar e identificar as atividades econômicas e sociais do município, sua trajetória de desenvolvimento e sua correlação regional, ou seja, não visa apenas uma análise interna, mas também do perfil de inserção regional de Mococa em relação aos seus municípios próximos e aqueles com os quais o município interage e denotam capacidade de mútua influência.

Assim, no âmbito da economia são analisados os setores econômicos no que diz respeito estabelecimentos e empregos, renda, valor agregado, entre elementos indicadores que apontam para as capacidades econômicas do município, suas potencialidades e fragilidades. 

No que se refere ao aspecto social associam-se os dados de educação, pobreza, desenvolvimento humano, saúde, entre outros sendo que todos estes dados vão consolidar um diagnóstico que passa a ser apresentado e discutido com a sociedade mocoquense e que se desdobra em eixos temáticos de Agricultura, Saúde, Indústria e Turismo, de acordo com o nível de importância econômico e social que o eixo tem, mas principalmente no nível de articulação que a sociedade civil apresenta para sua reflexão e proposição de desenvolvimento.

Assim o Plano Mococa 2050 não se consolida como uma mágica de proposição de resolução de problemas, ele se desenvolve segundo o nível de interesse, capacidade de desenvolvimento, conhecimento, visão de futuro de seus agentes em dados setores da economia e da sociedade mocoquense.

A Fase da Consulta Pública, que estará sendo realizada com o apoio do DONC, porque este é um dos objetivos do Mococa 2050 e se refere ao processo de inserção da sociedade civil organizada, objetiva conhecer a opinião da população mocoquense sobre os serviços, comércio, emprego, condições sociais e econômicas do município.

A sociedade mocoquense será ouvida e esse processo será realizado por pesquisa de campo amostral que será realizada nas residências de Mococa e através do link :

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkwURRVd-VOZewbePosYpy5R7VVyhKjkvUm0mYEIpiuuvEjA/viewform

Qual é a importância em participar e responder adequadamente as questões? Entende-se que a consulta pública permitirá:

a) avaliar os principais serviços privados e públicos da cidade e com isso identificarmos potencialidades e gargalos ao desenvolvimento;

 b) avaliar as condições de emprego e renda;

 c) identificar a variedade e diversidade de serviços ofertados e a efetiva demanda dos munícipes;

 e) analisar os problemas centrais da cidade no que diz respeito à saúde, ao transporte, à moradia, à segurança pública, entre outras dimensões da vida urbana.

 Todos estes elementos podem apontar para estratégias de empresários e até mesmo do poder público para o desenvolvimento. Por exemplo, quais especialidades e serviços médicos são prestados no município e qual a efetiva demanda dos mesmos e que forçosamente a sociedade ou precisa se deslocar para ter acesso ou fica sem o efetivo acesso? Quais atividades de comércio, de lazer e de serviços a sociedade mocoquense necessita e que muitas vezes se vê na iminência de ser atendido apenas em outros municípios?  Quais impactos sociais e econômicos esses redirecionamentos produzem na sociedade?

Todas estas questões nos ajudam a pensar a nossa sociedade e avaliar o nível de atendimento de nossas demandas, de nossas necessidades e, sobretudo apontar até mesmo uma inversão de prioridades.

Muitas vezes um projeto desta natureza faz com que os agentes econômicos do município revejam a oferta de serviços e comércio e alterem suas estratégias de desenvolvimento. Até mesmo o poder público local, a Prefeitura, pode passar a atentar as efetivas demandas da sociedade e rever seus planos de ação e suas estratégias.

Esta é a importância do Plano Mococa 2050 e esperamos que todos participem e colaborem para o desenvolvimento de nosso município.