Mococa é uma terra fértil para o empreendedorismo, aqui quando ideias e sonhos são cultivados, eles se transformaram em negócios de sucesso que movimentam a economia do município, tanto que hoje o município conta com empresas em diferentes segmentos como metalurgia, alimentos, tintas e solventes, tecnologia, calçados EPIs, entre outros.
São empreendimentos que levam o nome de Mococa para os quatro cantos do mundo como é o caso da ZAS Technology, que atua no setor da automação de máquinas operatrizes e derivados no segmento da usinagem com alta tecnologia, serviços e comércio e está no município desde 1995.
Fundada em 1980 na Itália, a ZAS é uma empresa com excelência máxima na produção de máquinas e ferramentas de médio e grande porte com alta tecnologia que ao longo dos anos vem deixando sua marca pelo mundo.
Depois de conquistar mercado em países como Romênia, Turquia, Rússia, Estados Unido e Canada em 1994, a empresa veio para o Brasil e os fundadores, entre eles o empresário italiano Sr. Vittorio Zúccaro e a mocoquense Maria Thereza Ghellere de Mendonça, decidiram investir na cidade conhecida como terra acolhedora: a nossa querida Mococa.
Hoje a ZAS Technology, tem uma extensa lista de clientes com grandes nomes como a Embraer, Alstom, Arauco, Enaer, Gasparini, Zodiac Aerospace, Ford, Nuclep, Inpe, White Martins, Sasazaki e Senai, desenvolvendo projetos no mercado aeroespacial, automotivo, ferroviário, minerário, escavação e energético.
A empresa coleciona projetos de sucesso, um deles foi lançado em 2017, um trabalho pioneiro no Brasil de tecnologia da indústria 4.0, uma máquina de fácil manuseio que possibilitou mais agilidade ao mercado da construção civil, aumentando a qualidade e produtividade em especial as marmorarias com uma produção típica de dois dias realizada agora em duas horas.
A empreitada mais recente da ZAS Technology é dentro do campo da indústria nuclear no Brasil onde a empresa participou do projeto de modernização de um dos maiores tornos verticais do mundo, da Nuclep – Nuclebrás, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
O gigante que possui mesa de 7.500 mm de diâmetro suportando até 500 toneladas, foi fabricado pela Schiess Froriep, uma empresa alemã e corresponde ao modelo 80DV. Estava em operação há mais de 30 anos na produção de peças para turbinas de hidrelétricas e esta modernização vai trazer mais agilidade e flexibilização no atendimento das demandas, tendo em vista que é capaz de usinar peças com medidas impressionantes com até 16 metros de diâmetro e 10 metros e meio de altura.
Números que impressionam e que hoje contam também com uma tecnologia que carrega uma história de tradição mocoquense, a da ZAS Technology.